Fechar

1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Revista Científica (Journal Article)
Sitemtc-m21b.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34P/3M378PP
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21b/2016/07.07.19.29   (acesso restrito)
Última Atualização2016:07.07.19.30.23 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21b/2016/07.07.19.29.01
Última Atualização dos Metadados2018:06.04.02.40.59 (UTC) administrator
ISSN0104-0146
Chave de CitaçãoTakashiDiasCarn:2016:EsPoAl
TítuloUsabilidade e qualidade da informação: um estudo do Portal do aluno da Universidade Federal do Espírito Santo
Ano2016
MêsJan./Abr.
Data de Acesso14 maio 2024
Tipo de Trabalhojournal article
Tipo SecundárioPRE PN
Número de Arquivos1
Tamanho869 KiB
2. Contextualização
Autor1 Takashi, Maria Beatriz Aguiar de Oliveira
2 Dias, Taciana de Lemos
3 Carneiro, Teresa Cristina Janes
Grupo1
2 LAC-CTE-INPE-MCTI-GOV-BR
Afiliação1 Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
3 Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Endereço de e-Mail do Autor1 maria.oliveira@ufes.br
2 taciana.ufes@gmail.com
3 carneiro.teresa@gmail.com
RevistaInformação e Sociedade
Volume26
Número1
Páginas211-230
Histórico (UTC)2016-07-07 19:30:23 :: simone -> administrator :: 2016
2018-06-04 02:40:59 :: administrator -> simone :: 2016
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo do ConteúdoExternal Contribution
Tipo de Versãopublisher
Palavras-ChaveUsabilidade. Qualidade da Informação. Portais. Portal do Aluno. Universidade Federal do Espírito Santo
Espírito Santo Federal University
Information Quality
Portals
Student Portal
Usability
ResumoEste artigo apresenta os resultados da avaliação do Portal do Aluno da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, quanto à Usabilidade e Qualidade da Informação. Foram analisadas 900 respostas obtidas por meio de um questionário eletrônico aplicado aos 18.473 usuários do Portal, durante as etapas de solicitação e ajuste de matrícula do semestre letivo 2014/1. No modelo de pesquisa proposto, a Usabilidade é composta de seis dimensões (Facilidade de Aprendizado, Facilidade de Memorização, Eficiência, Satisfação, Suporte a erros e Utilidade). Constatou-se que todas as dimensões, com exceção da Facilidade de Aprendizado, afetam a percepção dos respondentes quanto à Qualidade da Informação do Portal. A Satisfação foi a dimensão mais influente. Os respondentes foram classificados em três grupos distintos, de acordo com a avaliação da Usabilidade do Portal, visando compreender e atender a demandas diferenciadas desses usuários. Concluiu-se que o Portal do Aluno da Ufes, embora possua oportunidades de melhorias, foi avaliado acima da média quanto à Qualidade da Informação e à Usabilidade. Dentre as dimensões da Usabilidade, a Satisfação obteve boa avaliação indicando que o Portal tem cumprido sua função de atender à necessidade de informação dos discentes. ABSTRACT: This paper presents the evaluation results from evaluation of the Espírito Santo Federal University - Ufes Student's Portal, regarding the Usability and Information Quality. It was analyzed 900 answers obtained through an electronic questionnaire given to 18,473 users, answered during the steps of application and adjustment of registration for the semester 2014/1. In the proposed research model, the Usability is composed of six dimensions (Learnability, Memorability, Efficiency, Satisfaction, Errors Support and Utility). It was found that all dimensions, except for Learnability, affect the respondents' perception in regards to Information Quality of the Portal. The Satisfaction was the most influential dimension. Respondents were classified into three distinct groups, according to the evaluation of the Usability of Portal, aiming to understand and meet to different demands of these users. It was concluded that the Ufes Student's Portal, although still has opportunities for improvement, was rated above average as the Information Quality and Usability. Among the dimensions of Usability, the Satisfaction dimension obtained good evaluation, which indicates that the Portal has fulfilled its function to meet the information needs of students.
ÁreaCOMP
Arranjourlib.net > LABAC > Usabilidade e qualidade...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta sourcenão têm arquivos
Conteúdo da Pasta agreement
agreement.html 07/07/2016 16:29 1.0 KiB 
4. Condições de acesso e uso
Idiomapt
Arquivo Alvotakashi_usabilidade.pdf
Grupo de Usuáriossimone
Grupo de Leitoresadministrator
simone
Visibilidadeshown
Permissão de Leituradeny from all and allow from 150.163
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhourlib.net/www/2011/03.29.20.55
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3ESGTTP
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/bibdigital/2013/09.22.23.14 1
DivulgaçãoPORTALCAPES; SCIELO; SCOPUS.
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.20
6. Notas
Campos Vaziosalternatejournal archivingpolicy archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel doi e-mailaddress format isbn label lineage mark nextedition notes orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url
7. Controle da descrição
e-Mail (login)simone
atualizar 


Fechar